Blogue de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Lisboa e arredores
Quarta-feira, 12 de Julho de 2017
“A ORIGEM”, O PONTO DE PARTIDA DE ANDRÉ ABUJAMRA

Místico. Universal. Intemporal. Estas são apenas três das caraterísticas que rapidamente associamos à música de André Abujamra. Este é o homem que liderou a banda do talk show “Agora é Tarde”, apresentado por Rafinha Bastos e que, nos pujantes anos 90 esteve por detrás da banda sonora da mítica série infanto-juvenil brasileira “Castelo Rá-Tim-Bum”, da TV Cultura. O músico e compositor brasileiro estreia-se com o vibrante single “A Origem”, transportando-nos para uma realidade sem tempo onde países e continentes mesclam as suas culturas e influências de forma impar.

André Abujamra_Promo.jpg

Revestido de elementos, instrumentos e sonoridades da cultura brasileira e africana, este é um tema de ritmo frenético. A Music For All introduz ao público nacional um artista ímpar que já percorreu caminhos no teatro, na televisão, no cinema e que viu o disco de um dos seus projetos, a banda Karnak, ser eleito um dos dez melhores de sempre de Latin Rock pela reputada Rolling Stone.  

André Cibelli Abujamra é, muito possivelmente, um dos artistas mais versáteis do Brasil. Homem de mil talentos, e de inspiração infinita, a ele pertencem alguns dos projetos e criações mais extraordinários da música, teatro, televisão e cinema brasileiro.

Estudou ópera. Cursou regência na FAAM, em São Paulo, e embora não tenha concluído extraiu daí preciosos ensinamentos para a restante carreira.

Inicia a sua carreira na década de 80. Juntamente com Maurício Pereira fundou a banda “Os Mulheres Negras”, denominando-se o duo como “a terceira menor big band do mundo”. Com este projeto editou dois discos: “Música e Ciência” (1988) e “Música Serve pra Isso” (1990). Depois de uma pausa, e de outros projetos terem surgido, encontram-se agora em plena gravação de um novo trabalho de originais.

Mas este não foi a única banda de André. Pouco tempo depois nascem os Karnak. Aqui os tradicionais e os modernos sons brasileiros misturaram-se com o rock, o pop e a música eletrónica. A ideia ganhou forma no decorrer de uma viagem ao Egipto depois de Abujamra ter despertado para a diversidade de sons e instrumentos inerentes às diferentes culturas e países. Nesta viagem André visitou uma pequena vila onde existe um complexo de antigos templos do Egipto. E qual o nome desta vila? Nada mais, nada menos, do que…Karnak.

Entre 1994 e 2006 editaram quatro discos e um documentário (intitulado “O Livro Multicolorido de Karnak”). É impossível não destacar o registo de estreia e a sua fantástica recepção junto da crítica especializada nacional e internacional. Foi, inclusivamente, incluído na lista dos 10 Melhores Álbuns de Latin Rock de sempre pela prestigiada revista Rolling Stone.

Mas irrequieto e criativo como é André Abujamra seria apenas uma questão de tempo até apostar numa carreira a solo. Entre 2004 e 2015 edita quatro álbuns, estando o quinto capítulo desta história previsto para meados de 2018.

Para falar de André Abujamra é também falar de teatro, televisão e cinema. No primeiro assinou diversas peças, as suas trilhas venceram sete prémios da reputada Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais de São Paulo (APETESP) e foi o mais novo vencedor de sempre do prémio Molieré (com a peça “Encontrar-se”).

Enquanto ator participou em dez filmes e em sete produções televisivas, nomeadamente “Saramandaia” e “Agora é Tarde” onde liderou a banda do talk-show apresentado pelo comediante Rafinha Bastos.

Por sua vez no cinema compôs a trilha sonora de mais de cinco dezenas de filmes brasileiros tendo sido premiado, em quatro ocasiões diferentes, no Festival de Cinema de Gramado e no Grande Prémio do Cinema Brasileiro por duas vezes também. Por entre a vastíssima lista de obras com contributos seus destaca-se “Castelo Rá-Tim-Bum”, série infanto-juvenil de muito sucesso da TV Cultura.

Abujamra já percorreu o mundo. Já encantou multidões. Já fez sonhar miúdos e graúdos. Já explorou os cantos e recantos do globo, usando o que aprendeu nas diferentes viagens para enriquecer ainda mais as suas obras. Mas existe um passo que André ainda não deu: apresentar-se perante o público português. Esse dia finalmente chegou. 2017 é o ano em que Portugal ficará a conhecer o génio que dá pelo nome de André Abujamra.  

Citação da Rolling Stone (EUA) sobre o disco “Karnak” (1994):

“Uma tapeçaria exuberante de internacionais idiomas funky, o primeiro LP do grupo de São Paulo resume a fome ilimitada do Brasil por todo o tipo de música - do reggae brasileiro aos cantos do Médio Oriente. Uma obra-prima subestimada, do começo ao fim.”


tags: ,

publicado por Carlos Gomes às 09:09
link do post | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


posts recentes

“SALÓN, LÁGRIMAS Y DESEO”...

“MOUTHFUL OF BREAD”, A ES...

PAN APRESENTA PROPOSTAS P...

PAN QUER ALARGAR AOS LEIT...

MUSEU DO ORIENTE LEVA PRO...

PAN DENUNCIA CRIME AMBIEN...

UBER E AIRBNB MUDAM REGRA...

LISBOA RENOVA ELEVADOR DE...

CARRIS REMODELA ELEVADOR ...

FEDERAÇÃO DO FOLCLORE POR...

CASA DO MINHO EM LISBOA M...

MONÁRQUICOS HOMENAGEIAM R...

MINHOTOS RUMAM A LOURES P...

MAGUSTO DE SÃO MARTINHO J...

MOVIMENTO 1º DE DEZEMBRO ...

BANDAS FILARMÓNICAS DESFI...

COUVADA JUNTA MINHOTOS EM...

MINHOTOS REALIZAM AMANHÃ ...

A MINHA VIVÊNCIA COM D. M...

CAMILA MASISO CHEGOU PAR...

PAN QUER SUSPENDER PLANTA...

GRUPO DE FOLCLORE DAS TER...

CONVENTO DOS CARDAES ORGA...

MAGUSTO DE S. MARTINHO JU...

“PRODIGAL CHILD”, A NOVA ...

PAN ACUSA GOVERNO DE PREF...

MOLDAVOS EM PORTUGAL FEST...

PAN PEDE SUSPENSÃO IMEDIA...

PLATAFORMA ANTI-TRANSPORT...

PONTE DE LIMA TRAZ A LOUR...

REVISTA DE MARINHA LANÇA ...

ATÉ TU, BONO… PARADISE PA...

MAGUSTO DE S. MARTINHO JU...

PONTE DE LIMA TRAZ A LOUR...

COMUNICADO DA FEDERAÇÃO D...

FORMAÇÃO DE VETERINÁRIOS ...

FOLKLOURES 18 接受西藏传统舞蹈

FOLKLOURES’18 RECEBE DANÇ...

LUIZ SALGADO CELEBRA DUAS...

CASA DO CONCELHO DE GOUVE...

PAN E ORDEM DOS NUTRICION...

ONDE SE SITUA A SEDE DA C...

ALFRAGIDE VAI AOS FADOS

CASA CERVEIRENSE EM LISBO...

OEIRAS: RIBEIRA DA LAGE F...

CASA COURENSE EM LISBOA R...

FOLKLOURES'18 TEM PROGRAM...

OEIRAS: RIBEIRA DA LAGE R...

CASA CERVEIRENSE EM LISBO...

“YOU BETTER KNOW”, A SABO...

arquivos

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

tags

todas as tags

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds