Blogue de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Lisboa e arredores
Terça-feira, 28 de Novembro de 2017
COCA-COLA ASSINALA 40 ANOS EM PORTUGAL COM GARRAFAS GIGANTES DECORADAS PELO ARTISTA VISUAL RAM

20 garrafas contour serão expostas por todo o país, no dia 3 de Dezembro, às 16h30

No âmbito da comemoração dos 40 anos da chegada da Coca-Cola a Portugal, a Coca-Cola está a oferecer a todos os distritos de Portugal Continental bem como às duas Regiões Autónomas uma icónica garrafa “contour” em grandes dimensões decorada pelo artista visual Miguel Caeiro, a.k.a. RAM.

IMG-20170717-WA0008

O Parque Radical junto ao Museu Dom Diogo de Sousa é o local em Braga escolhido para a colocação da garrafa comemorativa, depois dos Açores, Macedo de Cavaleiros, Viseu, Setúbal e Porto. A inauguração terá lugar no Domingo, dia 3 de Dezembro, às 16h30, coincidindo com um torneio de skate organizado pelo Braga Skate. A inscrição no torneio será validada através entrega de um bem alimentar doado a uma entidade social da cidade. O evento terá a presença de um Dje um graffiter que irá criar um desenho sobre a cidade.

Com a entrega desta obra de RAM, a Coca-Cola pretende simbolicamente agradecer a todo o país o enorme reconhecimento da marca nestas quatro décadas de presença em Portugal. Ao mesmo tempo que sublinha a preferência dos consumidores, esta iniciativa cumpre uma das mais inovadoras e antigas características da essência da marca: a ligação às artes visuais, o estímulo à produção artística contemporânea e a disponibilização para usufruto das populações de obras originais produzidas a partir de bens de consumo identificadores da cultura popular.

Ciente da sua enorme responsabilidade social e corporativa, a Coca-Cola decidiu desafiar o artista visual Miguel Caeiro, a.k.a. RAM a levar a cabo a decoração original de 20 garrafas com 2,5 metros de altura para poder devolver à população de cada distrito e regiões autónomas, sob a forma de obra de arte, a ligação emocional, carinho e fidelidade à Coca-Cola. O artista decidiu trabalhar o sentido humano e a essência colorida da marca, exibindo estes 40 anos sob a forma de 40 círculos, que representam não só toda a nação, mas também todas as raças presentes em Portugal. Enquanto viajante que tem percorrido vários cantos do Mundo, o artista sempre encontrou na Coca-Cola uma sensação de liberdade e é essa liberdade que as suas cores e traços significam. Por fim, RAM pretendeu ainda adicionar os emblemáticos slogans usados pela Coca-Cola em Portugal nos últimos 40 anos, utilizando para isso uma vasta caligrafia gráfica baseada em letras de graffiti, representando todas aquelas frases que de alguma forma fazem parte da vida dos portugueses.

Sobre o artista:

RAM é o nome sob o qual o artista Português Miguel Caeiro (n. 1976) tem operado desde que começou a intervir clandestinamente nas ruas em 1997. Precursor do graffiti e arte urbana de cariz experimental, RAM tem trilhado um caminho singular na construção de uma linguagem inteiramente original no mundo da nova estética urbana. As suas explosões energéticas de cor e formas dinâmicas aproximam-se de uma action painting contemporânea impregnada de um visionarismo de raiz psicadélica, numa linha de intensa vitalidade que exprime a construção de realidades etéreas – projecções de um fértil imaginário do sub e inconsciente onde impera a força dinâmica e primeva da natureza.

Natural de Sintra, cresceu na intersecção entre o mundo natural e selvagem e o mundo urbano e civilizado. Com uma predisposição inata para complementar opostos, o seu trabalho reflecte a assimilação de ambos na criação de uma visão nova. Uma viagem pelo fantástico que começou com o fascínio pela arqueologia e os mundos perdidos que encontrou eco no seu anseio pela exploração, pela transcendência. Uma fusão de mistério e misticismo, viagem e aventura, expressão gráfica e visual, poesia em movimento. RAM é, aliás, um diminutivo de Ramsés, reflexo desse mesmo gosto pelos mundos antigos e civilizações perdidas. Com o tempo, porém, o nome tornou-se acrónimo, adquirindo um significado e importância que reflecte a sua realidade criativa presente com precisão: Rapid Aerosol Movement.

Com um pendor instintivo pela experimentação, o artista foi apurando o lado técnico da pintura e soltando o traço expressivo. Das formas pesadas e sólidas foi transitando para o improviso, o movimento solto, a fluidez. A acção performativa e a energia ganharam presença, levando-o à linguagem individual que hoje caracteriza um estilo aparentemente selvagem e indomado, mas minucioso, preciso e pleno de equilíbrio. Ao longo dos anos, esse mesmo movimento incansável tem-no levado a explorar uma multiplicidade de suportes – do intimismo detalhado da aguarela à manifesta imponência dos murais em grande escala, da instalação conceptual à performance interdisciplinar.

Tido como um dos mais inovadores artistas urbanos contemporâneos, tem participado em inúmeros festivais e eventos expositivos à volta do mundo e exposto regularmente o seu trabalho em mostras quer individuais, quer colectivas. Tem participado igualmente na curadoria artística de vários eventos, da célebre VSP – pioneira exposição de arte urbana realizada em Lisboa entre 2004 e 2009 – ao conceituado Boom Festival, entre muitos outros.

Tem desenvolvido também uma linha de land art, edificando grupos escultóricos efémeros a partir de elementos naturais que tem deixado nos quatro cantos do mundo por onde tem viajado – em busca de paredes para pintar, mas também de outras para deslizar, sobre a água, no surf que o acompanha sempre que pode. Na tal busca de equilíbrio entre mundos, realidades, dimensões.

Miguel Moore, Outubro 2014

Sobre Coca-Cola European Partners

A Coca-Cola European Partners plc (CCEP) é uma empresa líder na Europa no sector de grande consumo que produz, distribui e comercializa uma vasta gama de bebidas não alcoólicas, sendo o maior engarrafador independente da Coca-Cola do mundo no que se refere às receitas.

A Coca-Cola European Partners emprega uma população de mais de 300 milhões de pessoas em 13 países da Europa Ocidental, que inclui Espanha, Andorra, Portugal, Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Holanda, Luxemburgo, Mónaco, Noruega, Islândia e Suécia. A empresa é cotada nas bolsas Euronext Amsterdão, Nova Iorque, Euronext Londres e nas bolsas espanholas com o ticker“CCE”.

Espanha, Portugal e Andorra constituem a divisão ibérica da Coca-Cola European Partners, com uma equipa de mais de 4.400 empregados, servindo 400.000 clientes e um total de 143 milhões de consumidores, dos quais 85 milhões são turistas.

A divisão ibérica da CCEP comercializa em Portugal 11 marcas diferentes, 38 produtos e 107 referências. Conta com oito fábricas de refrigerantes e três nascentes de água mineral natural.


tags:

publicado por Carlos Gomes às 16:16
link do post | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

KAHLI, “NATURAL”(MENTE) G...

MERCADO DE ALGÉS APRESENT...

“OS SABORES DE PORTUGAL” ...

PAN QUER CONSULTAR ENTIDA...

PAN QUER PREVENIR ATROPEL...

INATEL PROMOVE COMCURSO D...

ASSOCIATIVISMO POPULAR ES...

GREEN PROJECT AWARDS ANUN...

MÁSCARAS IBÉRICAS DESFILA...

AMADORA INAUGURA EXPOSIÇÕ...

GRUPO FOLCLÓRICO VERDE MI...

PCP JÁ ANUNCIA FESTA DO A...

“OS SABORES DE PORTUGAL”:...

MIKE BRAMBLE PUBLICA NOVO...

SOULVENIR REGRESSAM A POR...

GALEGOS MAIS EMPENHADOS D...

CONSELHO TÉCNICO REGIONAL...

MERCADOS ABASTECEDORES RE...

PORQUE FUMAM AS CRIANÇAS ...

CONFRARIA DO ARINTO DE BU...

“MAFARO”, O CAPÍTULO MAIS...

ACTUAL DIRECÇÃO DA FEDERA...

GRUPO DE FOLCLORE DAS TER...

JEAN-PIERRE DE OLIVEIRA E...

“BOSQUE”, A METÁFORA VICI...

THE DOPPLER EFFECT- "WAND...

ARGANILENSES EM LISBOA CA...

MINHOTOS DANÇAM EM LISBOA...

ENCONTRO DE CONCERTINAS J...

MINHOTOS DESFILAM EM LISB...

MINHOTOS EM LISBOA FESTEJ...

30ª EDIÇÃO DA BOLSA DE TU...

MINHOTOS EM LOURES CANTAM...

AUGUSTO FLOR, PRESIDENTE ...

“QUANTO MAIS EU ANDO”, A ...

PAN APRESENTA MEDIDAS SOB...

GNR DIVULGA LINHA DE EMER...

ARGANILENSES EM LISBOA OR...

2º CAPÍTULO – GALARDOADA ...

PAN QUER CRIMINALIZAR MA...

PAN REAGE AO DISCURSO DE ...

TURISMO EM LISBOA TAMBÉM ...

QUATRO MIL ANOS DE TRADIÇ...

LISBOETAS FORAM A BANHOS ...

CONVENTO DOS CARDAES REAL...

ATLETA DO SPORT LISBOA E ...

CARCAVELOS REVIVE AMANHÃ ...

JANEIRO EVOCA JANO – DEUS...

ARGANILENSES EM LISBOA OR...

QUEM SÃO OS REINTEGRACION...

arquivos

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

tags

todas as tags

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds