Cais do Sodré | 13 de setembro | 18h30
No próximo dia 13 de setembro pelas 18h30, será inaugurada na estação Cais do Sodré do Metropolitano de Lisboa, a exposição fotográfica PHOTOMATON que procura homenagear a fotografia impressa desse tipo de máquinas que atualmente se constitui uma raridade numa era de excesso de estímulos visuais, e em que a própria fixação (a ida ao fotógrafo) era ritualizada.
Trata-se de uma parceria celebrada entre o Metropolitano de Lisboa e os autores da exposição PHOTOMATON, Bruno Parente, Rossella Nisio e Fernando Marante.
A exposição PHOTOMATON é um projeto artístico que apresenta duas vertentes assentes em fotografia de arquivo. A exposição contará com dois polos expositivos que serão inaugurados no mesmo dia em locais diferentes.
O primeiro polo localiza-se na estação Cais do Sodré do Metropolitano de Lisboa e consiste na instalação de uma cabine do tipo “photomaton”, construída propositadamente para o efeito, e que estará revestida no seu interior de antigos retratos de desconhecidos. Esta exposição estará patente até ao dia 25 de outubro do corrente ano.
O segundo polo estará exposto no Baliza Café Bar, na Bica, em Lisboa e reproduz as mensagens e dedicatórias escritas no verso de alguns destes retratos, transpondo o observador para uma realidade de outros tempos.
A inauguração reveste-se em forma de percurso, começando às 18h30 no Cais do Sodré com a abertura ao público da cabine de fotografias e contacto com os artistas seguindo-se, posteriormente, para o Baliza Café Bar com inauguração às 19h30, dedicada às mensagens e contacto com os artistas.
Sobre a exposição PHOTOMATON
Trata-se de um trabalho sobre a memória e a identidade (ou a ausência delas) da autoria dos artistas Bruno Parente, Rossella Nisio e Fernando Marante.
“Quem são estas pessoas e que vida viveram?” é a interrogação que é deixada para a especulação, apesar dos múltiplos referenciais deixados nestas fotografias: a idade, o género, as mensagens dedicatórias, as datas manuscritas, os carimbos dos “Photomatons” e dos estúdios de fotógrafo.
Partindo da premissa de que as pessoas normais não têm direito à História, sendo devolvidas ao anonimato assim que todas as pessoas que as poderiam identificar desaparecem, PHOTOMATON é um museu em miniatura, que nos oferece representações fragmentadas de vivências que não sobreviveram à memória.
Mais informação em: https://photomaton.info/
Os Meus Blogues
Siga-nos no Facebook
Blogue de Lisboa / Carlos Gomes
Arquivos
Marinha Portuguesa - Arquivo Histórico
Artes Plásticas
Autarquias
Bibliotecas
Bibliotecas Municipais de Lisboa
Coletividades
Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo
Confederação P. Coletiididades Cultura Recreio
Sociedade de Instrução Guilheme Cossoul
Grémio Instrução Liberal Campo de Ourique
Cultura
Desporto
Clube Atlético de Campo de Ourique
Etnografia
Folclore de Portugal - O Portal do Folclore Português
Carlos Gomes - artigos sobre Etnografia
Blog do Portal do Folclore Português
Grupo Folclore Lavadeiras Ribeira da Lage - Oeiras
Rancho Etnográfico Barra Cheia - Moita
Rancho Folclórico Macanitas Tercena
Rancho Folclórico Saloios D. Maria - Sintra
Fado
História
Sociedade de Geografia de Lisboa
Sociedade Histórica da Independência de Portugal
Imprensa
Museus
Religião
Comunidade Israelita de Lisboa
Igreja Católica Ortodoxa de Portugal
Igreja Católica Ortodoxa Hispânica
Igreja Evangélica Metodista Portuguesa
Igreja Evangélica Luterana Portuguesa
Associaçao Bugei Keisha - Xintoísmo
Regionalismo
Casa Concelho de Pampilhosa da Serra
Casa Trás-os-Montes e Alto Douro
Teatro
Terras de Portugal
Atalaia - Vila Nova da Barquinha
Turismo