Blogue de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Lisboa e arredores
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2018
NATAL CHEGA A LOURESHOPING NO PRÓXIMO DIA 1 DE DEZEMBRO

Luz, magia e arte no Parque Encantado de Natal no LoureShopping. Natal chega ao Parque Verde dia 1 de dezembro

É já dia 1 de dezembro que o Natal chega ao Parque Verde do LoureShopping num verdadeiro espetáculo de luz e cor, com mais de 15 mil metros quadrados de área, apresentando uma iniciativa totalmente inovadora.

image

O Parque Encantado, onde a luz será a rainha, conta com um percurso pelo Parque Verde, desde a Fábrica dos Brinquedos do Pai Natal, passando por cinco instalações artísticas, das quais se destaca a da Catarina Glam, e terminando num encantador Carrossel para miúdos e graúdos. Este parque conta ainda com uma rota das selfies, com vários spots para a fotografia perfeita, sendo o ponto alto no trenó do Pai Natal.

Parque Encantado: Luz e Arte

O fio condutor do Parque Verde durante o mês de dezembro é precisamente a Luz, que vai estar por todo o Parque: em 39 árvores, 5 arbustos, 27 pinheiros, 2 passadiços de acesso ao Parque Verde, 2 pontes, dezenas de figuras iluminadas e ainda em cerca de 10 m2 de luz de cada uma das instalações de arte. E para que não haja enganos, a entrada para o Parque Encantado vai ser orientada por um túnel iluminado de 8 metros. Este local mágico vai contar com um total de mais de 15 mil m2 com iluminações e diversas atrações.

Renas, duendes, presentes, bonecos de neve, caixas de correio e ainda bolas, botas e bengalas de natal estarão espalhados por todo este local encantado. Na Fábrica de Brinquedos, onde tem início esta viagem pelo Natal mais luminoso, as crianças podem escrever a sua carta ao Pai Natal e ainda espreitar os presentes em construção, o calendário do advento ou até experimentar o cadeirão do anfitrião. Famílias inteiras poderão seguir pelos caminhos iluminados do Parque e espreitar as instalações de vários artistas: Catarina Glam, que apresenta uma escultura que representa um urso polar e um pinguim, criando uma forma piramidal que cria a sensação de se tratar de uma árvore de natal gigante; e ainda dos coletivos Rethorica Studio, numa instalação que transporta os visitantes pelo imaginário, Teatro   Metaphora, com uma proposta de consciencialização ambiental, Error-43, que apresenta uma instalação interativa num elevador sensorial, e 2upla Art, com um projeto onde sete caixas de LED transmitem a proximidade entre as pessoas nesta época festiva.

Para Mário Madeira, diretor do LoureShopping, “Esta é uma aposta verdadeiramente arrojada e inovadora. Queremos ser o principal spot de vivência do Natal da zona da Grande Lisboa. Mas queremos também atrair visitantes de outras zonas do país que possam ver o programa de Natal do LoureShopping como uma experiência única. Estamos concentrados em oferecer algo de tal forma «encantado» e fascinante que não só as crianças mas também os adultos vão mesmo querer voltar. Luzes, arte e música será tudo o que move o Natal no LoureShopping, criando o roteiro perfeito para todos os visitantes usufruírem da verdadeira magia do Natal, que ficará marcada nos passaportes dos mais novos e nas selfies de todas as famílias”.

O Parque Encantado de Natal do LoureShopping, situado no Parque Verde, estará aberto ao público todos os dias, com entrada livre, a partir de dia 1 de dezembro das 14h00 às 23h00, numa área de cerca de 15 mil metros quadrados, e pode ser visitado até dia 6 de janeiro.

Sobre as peças e os artistas

Catarina Glam

A artista Glam preparou uma instalação de luz de grandes dimensões.

POLAR LIGHT é a representação de uma noite natalícia em todo o seu esplendor e magia. Conta a história de um grande urso polar e do seu amigo pinguim, duas personagens construídas em forma piramidal criando a sensação de uma árvore de natal gigante.

Trata-se de uma escultura construída em madeira e toda iluminada, inserida no Parque Encantado de Natal no Loures Shopping. Em torno deste grande urso, quatro árvores contribuem para a criação de um cenário único na zona da instalação. As patas do urso são pensadas de forma a convidar o público a poder sentar-se e tirar fotografias, criando uma maior interação com a peça.  Esta escultura terá interesse a 360º, com a possibilidade de visitar o interior. Por dentro, os painéis serão pintados com padrões e iluminados nas arestas de forma a criar um ambiente especial e uma experiência diferente da visão exterior para os visitantes. 

Rethorica Studio

E se bastasse um «buraco sem fim» para chegarmos ao mundo do Natal? Esta é a pergunta que serve de base à instalação VORTEX que transporta as pessoas para um mundo imaginário com elementos natalícios como os que se podem encontrar ao longo do Parque. Nesta instalação marca-se a entrada e saída do espaço, com uma construção de madeira que pretende ser organica com o tema do Parque Encantado. Durante o dia, esta instalação vive de um jogo de sombras dado o seu revistimento. À noite, as luzes acentuam a instalação como um todo, transformando-a num vortex luminoso que pode ser vivido por fora e no seu interior. Esta instalação é da autoria do coletivo de intervenção Rethorica Studio, constituido por 3 jovens que desenvolvem trabalhos na área da Arquitetura, Design e Instalações Artísticas.

Teatro Metaphora

Na instalação FRÁGIL há 40 luminárias elaboradas com recurso a garrafões de vidro usados, sendo cada garrafão iluminado por uma lâmpada no seu interior. Algumas iluminárias estarão suspensas, outras assentarão sob o solo ou em caixotes de madeira. Um projeto que é muito mais do que visual: ao reutilizar os garrafões, pretende-se conscienlizar o público para o uso sustentável dos recursos e a importância da reutilização dos mateirais. Esta estrutura é desenvolvida pelo Teatro Metaphora - Associação Amigos das Artes, uma organização sem fins lucrativos que promove atividades artísticas e culturais para a população em geral.

Error-43

Uma instalação de luz, interativa e com som, VOID4D tem uma escala considerável e é materializada com uma estrutura em ferro, delimitada em algumas arestas com fita LED e fio de nylon onde acomoda visualmente vários espaços dentro de um só. A permeabilidade desta estrutura é realizada com o afastamento do fio de nylon em qualquer ponto até ao centro da peça. Desenvolvida pelo coletivo de arquitectos ERROR-43, que trabalha com tecnologia de forma abstrata e desenvolve trabalhos dedicados à imaginação e criação de caminhos para o futuro, esta peça mostra que um dia o Pai Natal não vai precisar de um trenó para entregar as prendas à volta do mundo. Este é um verdadeiro elevador sensorial, de luz, concebido para levar o público ao futuro. A interação com a peça é feita de maneira aos visitantes experienciarem uma viagem nostálgica e ficcional em warp,  através de um espelho localizado no chão e outro no teto que nos dá a ideia de infinito. Esta é uma experiência verdadeiramente interativa.

2upla Art

Este coletivo apresenta REAL LIGHTS STAY IN TOUCH, uma instalação flexível composta por sete caixas pintadas e independentes, sendo que a mensagem transmitida muda consoante as variações na configuração de montagem. Esta instalação pretende celebrar a reunião natalícia, sendo metáfora da necessidade de proximidade entre seres humanos muito caraterística nesta época do ano. As sete caixas contam com luzes LED programadas e alterações na cor e intensidade de luz, criando uma ilusão ótica de movimento na pintura. Composto por um arquitecto e um designer, o coletivo 2upla Art transmite uma conjugação de diversas áreas criativas, sendo os seus projetos uma combinação de street art, luz, vídeo, arquitetura e design.

Sobre o LoureShopping

Situado na zona mais central de um concelho em franco desenvolvimento, o LoureShopping beneficia da proximidade com Lisboa e excelentes acessos a norte e a sul. Com uma Área Bruta Locável (ABL) de 39.049 m2, um total de 116 Lojas distribuídas por dois pisos, 22 restaurantes (inclui 1 quiosque), estacionamento gratuito, um parque infantil interior destinado a crianças entre os 2 e os 9 anos de idade – o Louresland, um hipermercado Continente e um Parque Verde com 52.000 m2, o LoureShopping oferece várias novidades às famílias que o visitam.

A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o LoureShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site https://www.loureshopping.pt


tags: ,

publicado por Carlos Gomes às 19:41
link do post | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11


20
25

26
27
28
29
30
31


posts recentes

CASA DO MINHO REALIZA EM ...

CASAS REGIONAIS EM LISBOA...

METROPOLITANO DE LISBOA A...

BLOGUE DE LISBOA FAZ PARC...

FIA LISBOA – HÁ MAIS DE 3...

PAN REDUZ PEGADA ECOLÓGIC...

ARROZ DE CABIDELA JUNTA M...

DURIENSES EM CARNAXIDE RE...

MUSEU BORDALO PINHEIRO É ...

PAN NÃO VAI EM TOURADAS

LISBOA RECEBEU GALA DO CI...

PORTUGUESES NÃO CONFIAM N...

CONVENTO DOS CARDAES ASSI...

PAN VAI DAR UMA VASSOURAD...

EDP LISBOA A MULHER E A V...

PAN QUER PROTEGER CAVALOS...

CASA DO MINHO EM LISBOA L...

PAN FAZ CAMPANHA ELEITORA...

PAN ALCANÇA IMPORTANTE VI...

LISBOA É CAPITAL DO REGIO...

LISBOA É A CAPITAL DO ART...

SANTANA LOPES E PAULO SAN...

CASA DO CONCELHO DE TOMAR...

GRUPO MUNICIPAL DO PAN IN...

PAN NÃO QUER BEATAS NA RU...

REGIONALISMO EM MOVIMENTO...

PAN APRESENTA DECLARAÇÃO ...

ASSOCIAÇÃO DAS CASAS REGI...

MINHOTOS LEVAM FOLCLORE À...

PAN QUER QUE O GOVERNO DE...

V FESTA DAS COLECTIVIDADE...

MINHOTOS LEVAM FOLCLORE A...

CASTRO DAIRE ABRAÇA LISBO...

NO MÊS DE MAIO A MAGIA DA...

TENOLOGIA FOTÓNICA DA UNI...

CASA DO CONCELHO DE TOMAR...

METRO DE LISBOA E CÂMARA ...

CASA DO CONCELHO DE ARCOS...

PAN QUER DIREITO DE VOTO ...

PAN QUER LÍNGUA GESTUAL P...

OEIRAS: RANCHO FOLCLÓRICO...

PAN REALIZA EM LISBOA CON...

METROPOLITANO DE LISBOA A...

PAN PROMOVE MEGA AÇÃO DE ...

METRO DE LISBOA CELEBRA D...

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃ...

MINHOTOS EM LISBOA CELEBR...

MOITA VAI AOS TOIROS!

COMUNIDADE MOLDOVA RECEBE...

CANTORA MOLDOVA ADRIANA O...

arquivos

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

tags

todas as tags

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds