Blogue de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Lisboa e arredores
Quinta-feira, 27 de Julho de 2017
PAN APOSTA NO REFORÇO DA SUA POSIÇÃO EM ALMADA
  • Preocupações com a mobilidade no concelho, nomeadamente com a TST
  • Travar o uso de herbicidas tóxicos, promover as hortas urbanas e proteger a orla costeira
  • Garantir uma maior participação da população local e contribuir para a concretização de uma Loja do Cidadão no município
  • Dignificar os animais de rua

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza concorre pela segunda vez, e com listas próprias, à Câmara e Assembleia Municipal de Almada. A candidatura à Câmara Municipal será encabeçada por Artur Alfama, Responsável Financeiro e Comissário Político Nacional do partido.

ArturAlfama_AlmadaPAN.png

Esta candidatura tem numa das principais preocupações a mobilidade no concelho e o impacto da transportadora rodoviária (TST) na vida dos cidadãos, com consequências particularmente gravosas nos locais não servidos pelo metro de superfície, falta de condições de segurança e permanentes avarias e falhas nas carreiras. O PAN quer a exigência imediata do cumprimento e fiscalização da empresa de transporte rodoviário. Por seu turno, um Concelho com duas cidades e um metro de superfície que não as liga é totalmente inaceitável, pelo que o partido pretende aumentar a pressão junto do poder central para a resolução do problema.

A quantidade de animais errantes e de abandonos conjugados com um regulamento camarário que impõe coimas a quem os alimentar constituem também um problema no município. A candidatura quer implementar um plano de controlo e dignificação dos animais de rua que tenha como soluções a sua recolha para o centro de bem-estar animal, a sua esterilização (para controlo da população) e fomentar campanhas de adoção.

O partido pretende travar a utilização de herbicidas tóxicos, venenos em espaços públicos do concelho, interrompendo o seu uso e promovendo a adesão à campanha da Quercus “Autarquias sem Glifosato/Herbicidas”. São comprovados os efeitos tóxicos do uso desta substância. Trata-se de um problema de saúde pública que continua a ser ignorado pelo atual executivo camarário. Em contrapartida, a candidatura quer fomentar as hortas urbanas sensibilizando a população para a obtenção de conhecimentos básicos de agricultura e divulgando os efeitos nocivos da utilização de químicos na agricultura convencional.

Ainda a nível ambiental, importa garantir uma maior fiscalização e atuação sobre o estacionamento desordenado junto das praias em áreas proibidas e de elevado risco através do desenvolvimento de um plano que retire as viaturas desses locais e do levantamento das condições de segurança atualmente existentes.

“Temos um diamante no nosso território. Mas é preocupante ver o barril de pólvora em que a nossa orla costeira se transformou. Estacionamento e trânsito selvagens, filas intermináveis de automóveis sem qualquer possibilidade de acesso a um veículo de emergência em caso de necessidade. Será precisa uma catástrofe para entendermos o risco existente?”, explica Artur Alfama, candidato pelo PAN à Câmara Municipal de Almada.

criação de uma loja do cidadão é uma ambição dos habitantes do Concelho, há muitos anos. O PAN quer concretizá-la, se possível, num contexto de descentralização, revitalizando zonas do nosso Concelho que não apenas a Cidade de Almada. O partido quer ainda combater a abstenção e as baixas taxas de participação cívica através do orçamento participativo mas também de um conjunto de novas propostas que motivem os cidadãos a exercer o seu direito de voto, implementando uma política feita por cidadãos que sentem, no dia a dia, os problemas do Concelho e os pretendem resolver. Almada tem também problemas sociais relevantes com diversas comunidades que têm o direito a participar ativamente nas políticas locais.

“O baixar de braços dos eleitores tem um impacto preocupante numa abstenção galopante: nas últimas eleições o Concelho ganhou 2.000 novos eleitores mas perdeu 11.000 votantes, o que se traduziu numa maioria absoluta do atual executivo que julgo nociva à pluralidade e participação democrática", reforça Artur Alfama.

Artur Alfama, 39 anos, viveu em várias freguesias do Concelho de Almada (Cacilhas, Charneca da Caparica e Feijó). Atualmente reside na Costa da Caparica com os seus 2 gatos.

Licenciado em Contabilidade e Administração no ramo de Auditoria, é pós-graduado em Compliance. É Contabilista Certificado. Exerceu, durante mais de 10 anos, funções nas áreas de auditoria e consultoria financeira. Atualmente é sócio de uma empresa vocacionada para a recuperação de empresas onde exerce funções relacionadas com a consultoria de gestão, com particular foco na área do controlo interno e gestão de risco.

No PAN há 5 anos, é atualmente Responsável Financeiro e Comissário Político Nacional sendo ainda Comissário da estrutura Plurimunicipal que abrange o Concelho de Almada desde 2015. O significativo atraso do nosso país na proteção dos Animais e da Natureza e a consciência da relevância que a ação política tem na alteração desse panorama foram as principais motivações para ter aderido ao PAN.



publicado por Carlos Gomes às 14:33
link do post | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Julho 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
16
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃ...

DESFOLHADA DO MILHO E ENC...

MINHOTOS EM LOURES PREPAR...

JUNTA DE FREGUESIA DE RIO...

RIO DE MOURO NÃO POSSUI I...

MUNICÍPIO DE SINTRA VOLTA...

RIO DE MOURO: PARA QUANDO...

RIO DE MOURO: ERVAS SECAS...

RIO DE MOURO ARREPIA CAMI...

GRUPO FOLCLÓRICO VERDE MI...

APEADEIRO DE COMBÓIOS EM ...

MINHOTOS EM LOURES DESFOL...

AUGUSTO FLOR, PRESIDENTE ...

PARE E ESCUTE: É O REGRES...

RIO DE MOURO: PERIGO DE M...

RIO DE MOURO: ALGUÉM NO S...

LIXO ENVERGONHA HABITANTE...

RIO DE MOURO: O PERIGO ES...

SMAS DE SINTRA REMOVEM CO...

LEI REGULARIZA SITUAÇÃO D...

AUGUSTO FLOR, PRESIDENTE ...

MINHOTOS FAZEM LOURES CAP...

LOURES ESTÁ EM FESTA!

CANTOR MOLDAVO VITALIE DA...

PAN APRESENTA PROPOSTAS D...

VAI HOJE A VOTAÇÃO NA ASS...

BELAS REALIZA FESTIVAL DE...

LOURES VIRA CAPITAL DO FO...

PAN QUER ACABAR COM AS TO...

RIO DE MOURO: CONTENTORES...

“FLUTUA” – O SINGLE QUE M...

PAN QUER MELHORAR CONDIÇÕ...

ANTROPÓLOGO PEDRO PRISTA ...

FOLKLORES É O GRANDE FEST...

FOLKLOURES É A GRANDE FES...

DANIEL SOUSA É O MAIS FAM...

MARVILA VIROU ARRAIAL MIN...

PCP CONDENA PRIVATIZAÇÃO ...

SINTRA: MINHOTOS REALIZAM...

BELAS REALIZA FESTIVAL DE...

RIO DE MOURO, É ESTE O CA...

SARGACEIROS DA APÚLIA DAN...

"VILARINHO DA FURNA: MEMÓ...

GRUPO FOLCLÓRICO VERDE MI...

CONFERÊNCIA SOBRE VILARIN...

RANCHO FOLCLÓRICO DE LOUS...

PROF. DOUTOR MANUEL ANTUN...

METRO ACOLHE EXPOSIÇÃO DO...

PAN QUER FATURAS DA ÁGUA ...

QUEM É O PROF. DOUTOR DAN...

arquivos

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

tags

todas as tags

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds