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Sexta-feira, 27 de Março de 2015
QUAL O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA GESTÃO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS?

O estudo realizado por duas investigadoras da Universidade do Minho, intitulado "Social Network Marketing Strategy and SME Strategy Benefits" explora o benefício que as PME podem retirar do desenvolvimento de uma estratégia de marketing para as redes sociais online. O trabalho teve grande reconhecimento tendo sido recentemente publicado no Journal of Transnational Management.

A investigação recaiu sobre quatro PME portuguesas, sob a forma de estudo de caso devido à grande necessidade de se obter significado e em profundidade para se chegar a um cenário mais completo do que ocorre naquele determinado contexto e porquê. As PME foram selecionadas tendo por base vários critérios, entre os quais se destaca o facto de todas as empresas atuarem em diferentes áreas, sendo que duas delas oferecem produtos e as restantes incluem-se na área dos serviços, oferecendo assim uma maior diversidade para o estudo. 

Nesta pesquisa fica bem patente a importância do desenvolvimento de uma estratégia cuidadosamente concebida como forma de colmatar a falta que as PME têm de planos de marketing ou planos de negócios sofisticados, fruto dos seus escassos orçamentos. Assim, as empresas podem obter grandes benefícios se possuírem uma estratégia para as redes sociais, e em particular para o Facebook uma vez que este se mostrou um importante canal que permitiu às pequenas e médias empresas publicitarem as suas marcas sem necessidade de grandes orçamentos.

O estudo levantou cinco hipóteses para serem testadas: H1: As PME beneficiam com o impacto do WOM (word-of-mouth) nas redes sociais; H2: As redes sociais são um bom meio para levar os consumidores a falar sobre o produto/serviço; H3: A comunicação nas redes sociais reflete a relação que as PME mantêm com os consumidores; H4: A presença das PME nas redes sociais tem um impacto direto na familiaridade do consumidor com a marca e H5: O contacto direto com os consumidores através das redes sociais gera maior envolvimento e tem impacto direto nas intenções de lealdade à marca.

Os resultados indicaram que:

H1: As empresas, e particularmente as microempresas, podem beneficiar com o impacto do WOM nas redes sociais pois este apresenta-se como um fator de destaque no Facebook sendo o responsável pelos utilizadores conhecerem as empresas e os seus produtos, através da partilha de informação e da interação imediata que o site possibilita. Contudo, o poder negativo que este pode ter deve ser tido em conta e as empresas devem controlar o que os consumidores dizem sobre as mesmas, particularmente na sua página. De acordo com os casos estudados foi possível verificar que quando o WOM tem contornos negativos estes podem ser minimizados se os conteúdos forem retirados das páginas de forma rápida e eficaz.

H2: Os resultados indiciam que o Facebook é um canal privilegiado para os consumidores falarem sobre as marcas e os seus produtos e serviços. As empresas poderão ajudar a acentuar essa tendência promovendo concursos e sorteios nas suas páginas, o que automaticamente aumentará o número de visitantes e o número de utilizadores a interagirem com a página.

H3: Os resultados indicam que todas as empresas estudadas fazem uma comunicação no Facebook de forma estruturada, ou seja, a estratégia de comunicação neste contexto deve ter por base comunicar com o consumidor de forma a transmitir os valores da marca de forma clara.

H4: Os resultados parecem indiciar que o Facebook desempenha um papel crucial para divulgar a marca no âmbito online, sendo responsável pelo aumento do conhecimento acerca da marca e dos seus produtos/serviços.

H5: Os resultados sugerem que o Facebook gera maior envolvimento com a marca e as intenções de lealdade à mesma são visíveis através de fatores como o aumento das vendas e o aumento dos clientes.

Em suma, os resultados indicam que o Facebook pode facilitar a comunicação entre as PME e os seus clientes e constituir-se como uma ferramenta importante na criação de reconhecimento da marca e de lealdade à mesma.

O Facebook apresenta-se como um ambiente único, que pode permitir às empresas o aumento dos seus clientes e uma relação mais próxima entre os clientes já existentes e a marca. Como tal, o estudo indicou que a presença nas redes sociais pode ter um papel importante para as empresas tanto no desenvolvimento de relacionamento com o cliente como no aumento das vendas.

Daniela Canto Silva



publicado por Carlos Gomes às 15:40
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