Blogue de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Lisboa e arredores
Terça-feira, 18 de Outubro de 2016
SUSAN PALMA – NIDEL VISITA PORTUGAL E EDITA O CD “LISBOA ÍNTIMA

“LISBOA ÍNTIMA” -  Edição a 11 de Novembro 2016

Visita promocional a Portugal de 7 a 14 de Novembro

Lisboa Íntima é o resultado da fortíssima ligação da extraordinária flautista Americana Susan Palma-Nidel com Portugal, com a música tradicional portuguesa e com outros incontornáveis nomes da música lusófona com quem a relação profissional e pessoal torna possível a entrega à arte da forma que neste álbum temos o privilégio de testemunhar.

susssan (1).jpg

Susan Palma-Nidel, flautista principal da mundialmente reconhecida orquestra Orpheus Chamber Orchestra, vencedora de um Grammy, criou assim este álbum com convidados de luxo - Carlos do Carmo, Ivan Lins, Né Ladeiras, Júlio Pereira entre outros grandes nomes da música de excelência.

O repertório viaja por diferentes caminhos: grandes temas clássicos comoAlfama e Verdes Anos, nos quais o trabalho de Susan é iluminado por dois guitarristas fora de série – José Manuel Neto e Pedro Jóia; temas da música tradicional de Trás-os-Montes onde Susan conta com a inigualável Né Ladeiras; Júlio Pereira, o grande génio do cavaquinho, que toca com Susan o seu tema original Ler Devagar, do seu trabalho mais recente - Cavaquinho Pt; ou ainda o tema Iluminados de Ivan Lins que conta com Susan na flauta transversal e Ivan Lins ao piano, entre outros músicos do mais alto nível.

Mas há mais... Lisboa Íntima apresenta ainda o primeiro dueto alguma vez gravado entre dois gigantes musicais - Carlos do Carmo e Ivan Lins. Os dois amigos gravam juntos pela primeira vez e brindam-nos com o tema Fado Ultramar.

O produtor e arranjador Robert Sadin, vencedor de três Grammys, criou um ambiente sonoro único em todo o álbum. Cada tema tem uma instrumentação própria, abrindo diferentes portas que nos levam diretamente ao âmago da música acústica portuguesa. Lisboa Íntima mistura a tradição da música clássica europeia com a sonoridade e ritmos da música tradicional portuguesa.

Lisboa Íntima leva-nos através de uma floresta sonora em que a música, como a natureza, é avassaladora e nos deixa sem palavras, sentindo-nos apenas gratos por viver o momento em que a música nos invade.

susssan (4).jpg

SUSAN PALMA-NIDEL Conhecida pela sua forma única e incomparável de encontrar sempre novas sonoridades no seu instrumento, é também reconhecida mundialmente pela sua excepcional capacidade de compreender e interpretar um complexo e variadíssimo leque de géneros musicais.

Desde 1980 é a principal flautista doOrpheus Chamber Orchestra, vencedora de um Grammy, sendo também principal flautista das American Composers Orchestras em Nova Iorque. A sua gravação de Mozart Flute Concertos está no top 100 dos melhores álbuns de todos os tempos no catálogo da alemã Deutsche Grammophon. Susan gravou em mais de 100 álbuns de música Clássica e World ao longo da sua carreira com a DGG, Nonesuch e muitas outras editoras, assim como inúmeras bandas sonoras. Desde os finais dos anos 90 colaborou com grandes nomes da World Music e Jazz, entre os quais Branford Marsalis, Ivan Lins, Pablo Ziegler, Hector del Curto, Quique Sinesi, Denise Graves, Cyro Baptista, Leo Amuedo, Chico Pinheiro, Carlos do Carmo, Erwin Schrott e Né Ladeiras. O álbum  Elegante de 2012 com a participação do seu grande amigo Branford Marsalis e Ivan Lins – foi aclamado internacionalmente pela World Music Press Internationally e contou com enorme sucesso nos EUA.

Susan Palma-Nidel tocou já nas mais prestigiadas salas de todo o mundo quer enquanto solista quer com várias orquestras. Continua a fazer tournés na Europa, Ásia e América do Norte e do Sul com a Orpheus e ensina música nas Universidades de Columbia e Montclair State.

susssan (2) (1).jpg

ROBERT SADIN (produtor, arranjador) Mundialmente reconhecido pelo vastíssimo leque musical de extraordinária qualidade que produziu e arranjou ao longo da sua carreira. Tem uma capacidade única de criar música que funde linguagens e estilos musicais que vão do clássico ao jazz passando pela world music e cuja fusão ouvimos como sendo uma entidade única, coerente e orgânica.

O seu método de ensaio e gravação, assim como a sua incomparável sensibilidade, percepção e capacidade de incorporar no decorrer do trabalho aquilo que o rodeia e desperta interesse súbito, fazem dele um génio musical.

Trabalhou, dirigiu e produziu artistas como Herbie Hancock, Wayne Shorter, Wynton Marsalis, Milton Nascimento, Sting, Placido Domingo, Stevie Wonder, Gilberto Gil, Branford Marsalis, Kenny Garrett, Charles McPherson, Joe Lovano, Kenny Kirkland, Jack DeJohnette, Dee Dee Bridgewater, entre muitos outros, assim como com várias orquestras, entre as quais Chicago Symphony, London Symphony, New York Philharmonic, Philadelphia Orchestra, Los Angeles Philharmonic, Lincoln Center Jazz Orchestra, New York City Ballet Orchestra e Orpheus Chamber Orchestra. 

Robert Sadin é vencedor de três Grammy Awards.

susssan (3) (1).jpg

RICHARD O. NIDEL Criou e desenvolveu o projecto com Susan Palma-Nidel e Robert Sadine, baseando-se no seu extenso conhecimento e paixão pela World Music. EscreveuWORLD MUSIC:  THE BASICS, para a Routledge em 2004, livro que continua a ser uma importante referência nesta área. É um estudo intensivo da música tradicional, popular e folclórica um pouco de todo o mundo, com breves notas históricas e políticas, assim como comentários musicais e algumas anedotas sobre vários países e ainda mais de 1000 recomendações de álbuns de múltiplos artistas. Entre 1995 e 2000 Richard foi dono de um dos mais famosos World Music Bistro em New York City, onde tocaram nomes como Richard Bona, Bakithi Kumalo & Tony Cedras, Johnny Almendra, Pablo Ziegler & Hector del Curto, Romero Lubamba, Teco Cardoso, Weber Iago, Philip Hamilton, Jeff Haynes, entre muitos outros.

No seu tempo livre, Richard exerce advogacia em Nova Iorque e criou o projecto Lisboa Íntima pois acredita que a música portuguesa é ainda um tesouro por descobrir nos EUA. Porque nela reconhece características e beleza ímpares, quer dá-la a conhecer ao seu país, ao mundo.

Lisboa Íntima:

Ler Devagar.  Composição original de Júlio Pereira com Susan Palma-Nidel, Mário Delgado e Miguel Veras nas guitarras e Ruca Rebordāo na percussão que, com o cavaquinho de Júlio Pereira, criaram uma música vibrante, virtuosa, intensa e viciante.

  1.  ó Que Estriga Tenho Na Roca. Né Ladeiras invoca a alma de Trás-os-Montes nesta emotiva canção que interpreta com Susan Palma-Nidel, Mário Delgado, Ruca Rebordão, Carlos Barreto e José Salgueiro.
  2.  Alfama.Susan, José Manuel Neto e Carlos Manuel Proença apresentam uma inesperada versão do clássico Fado de Alain Oulman/Ary dos Santos em que Susan encontra a imortal Amália numa rara versão instrumental deste grande tema.
  3.  Iluminados.  O brilhante arranjo de Robert Sadin para um ensemble de 7 músicos com o trompete de João Moreira e a flauta transversal de Susan Palma-Nidel tecendo esta grande composição de Ivan Lins.  Brasileira, MPB, com certeza.
  4. Verdes Anos.  O clássico de Carlos Paredes interpretado de forma nova, em dueto, por Susan Palma-Nidel e Pedro Jóia, um incrível músico com uma compreensão única da música de Carlos Paredes.
  5.  José Embala O Menino. Uma poderosa canção de embalar da Beira-Baixa com Né Ladeiras, Susan Palma-Nidel, Ruca Rebordão e Pedro Joia criando uma palete de som cinematográfico com arranjo magistral de Robert Sadin.
  6.  Um Homem Na Cidade.Incrível interlúdio em que Susan Palma-Nidel realiza um solo com flauta de uma das grandes canções portuguesas de sempre, de José Luis Tinoco. Uma homenagem a Carlos do Carmo que gravou a música no início dos anos 80.
  7.  Fado Ultramar. Ivan Lins escreveu este tema para Carlos do Carmo em 1983. Esta é a primeira e única versão gravada em dueto pelos dois grandes amigos, acompanhados por José Manuel Neto e Susan Palma-Nidel.

ccarm.png


tags: ,

publicado por Carlos Gomes às 10:54
link do post | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11


20
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


posts recentes

PAN REDUZ PEGADA ECOLÓGIC...

ARROZ DE CABIDELA JUNTA M...

DURIENSES EM CARNAXIDE RE...

MUSEU BORDALO PINHEIRO É ...

PAN NÃO VAI EM TOURADAS

LISBOA RECEBEU GALA DO CI...

PORTUGUESES NÃO CONFIAM N...

CONVENTO DOS CARDAES ASSI...

PAN VAI DAR UMA VASSOURAD...

EDP LISBOA A MULHER E A V...

PAN QUER PROTEGER CAVALOS...

CASA DO MINHO EM LISBOA L...

PAN FAZ CAMPANHA ELEITORA...

PAN ALCANÇA IMPORTANTE VI...

LISBOA É CAPITAL DO REGIO...

LISBOA É A CAPITAL DO ART...

SANTANA LOPES E PAULO SAN...

CASA DO CONCELHO DE TOMAR...

GRUPO MUNICIPAL DO PAN IN...

PAN NÃO QUER BEATAS NA RU...

REGIONALISMO EM MOVIMENTO...

PAN APRESENTA DECLARAÇÃO ...

ASSOCIAÇÃO DAS CASAS REGI...

MINHOTOS LEVAM FOLCLORE À...

PAN QUER QUE O GOVERNO DE...

V FESTA DAS COLECTIVIDADE...

MINHOTOS LEVAM FOLCLORE A...

CASTRO DAIRE ABRAÇA LISBO...

NO MÊS DE MAIO A MAGIA DA...

TENOLOGIA FOTÓNICA DA UNI...

CASA DO CONCELHO DE TOMAR...

METRO DE LISBOA E CÂMARA ...

CASA DO CONCELHO DE ARCOS...

PAN QUER DIREITO DE VOTO ...

PAN QUER LÍNGUA GESTUAL P...

OEIRAS: RANCHO FOLCLÓRICO...

PAN REALIZA EM LISBOA CON...

METROPOLITANO DE LISBOA A...

PAN PROMOVE MEGA AÇÃO DE ...

METRO DE LISBOA CELEBRA D...

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃ...

MINHOTOS EM LISBOA CELEBR...

MOITA VAI AOS TOIROS!

COMUNIDADE MOLDOVA RECEBE...

CANTORA MOLDOVA ADRIANA O...

TOMARENSES REÚNEM-SE EM L...

25 DE ABRIL NÃO FOI SÓ CR...

INTERVENÇÃO DO DEPUTADO A...

RIO DE MOURO COMEMORA 25 ...

MOITA RECEBE BAILADO “NA ...

arquivos

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

tags

todas as tags

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds